Sobre o BABOO

ENGENHEIRO E CONSULTOR

Eu sou Aurélio “Baboo”, Engenheiro Mecânico formado pelo Mackenzie, mas sempre atuei na área de informática e tecnologia como consultor independente com foco na plataforma Microsoft. Eu trabalho profissionalmente com Windows desde 1987, quando a Microsoft lançou o Windows/386 2.01, que vinha em um disquete de 1.2 MB e funcionava em computadores com apenas 1 MB de memória RAM e exigia 2 MB de espaço em disco, sendo que o uso do mouse era opcional(!)

Conforme o Windows evoluia e era cada dia mais utilizado pelas empresas, desde então eu me tornei consultor independente focado nesse sistema operacional.

FOCO EM SEGURANÇA E TECHNICAL BETA-TESTER

No início dos anos 90 eu me tornei Beta-Tester do Windows, testando versões em desenvolvimento desse sistema operacional de maneira similar ao Programa Windows Insider atual, mas com muito mais foco pois haviam pouquíssimos beta-testers fora dos Estados Unidos.

A partir de 1998 eu me tornei Technical Beta-Tester, tendo a responsabilidade de testar o Windows de maneira mais técnica, ampliando ainda mais meu conhecimento do Windows e permitindo conhecer A FUNDO como ele trabalha internamente e como ele interage com o hardware e software.

Com o aparecimento da internet no Brasil e o crescimento dos vírus nos computadores, eu me foquei cada vez mais em segurança digital, participando de eventos sobre esse tema no Brasil e nos Estados Unidos. Durante muitos anos eu participei da DEFCON, um evento de white-hackers (hackers éticos) sobre segurança, que me ensinou a ter uma visão muito mais ampla, detalhada e diferenciada sobre esse tema.

BABOO e FÓRUM DO BABOO

Depois de muitos anos aprendendo a otimizar o Windows, deixá-lo seguro e solucionar praticamente todo tipo de problema em diversos cenários, em 1999 eu decidi publicar um site para ajudar usuários de Windows: o site BABOO.

Em pouco tempo as notícias, dicas e tutoriais ali publicados tornaram meu site referência em Windows na internet brasileira, e no ano seguinte eu publiquei o Fórum do BABOO, que em pouco tempo se tornou o maior grupo de discussão independente focado na plataforma Microsoft na América Latina.

Como o conteúdo do site e do fórum eram úteis e valiosos para usuários de Windows brasileiros, ambos fizeram parte do canal de Tecnologia do portal MSN Brasil durante sete anos. Depois disso o BABOO e o Fórum do BABOO estiveram no portal UOL, e mais recentemente no portal R7.

MVP DE WINDOWS

Em 2003 eu fui o primeiro brasileiro a receber o MVP (Most Valuable Professional) de Windows pela Microsoft americana.

MVP é uma premiação anual da Microsoft entregue para profissionais reconhecidamente competentes no mercado que ajudam a comunidade de usuários com seu conhecimento técnico

A Microsoft monitora o trabalho de cada MVP durante o ano, e no final define se a premiação dele será renovada ou não. No meu caso, o meu MVP tem sido renovado ininterruptamente há 16 anos.

Uma das grandes vantagens de ser MVP é ter contato com MVPs do mundo todo (algo excelente para trocar experiências, problemas e soluções), e também ter contato direto com profissionais da sede da Microsoft. Essa proximidade entre o MVP e os profissionais da sede da Microsoft nos EUA que são responsáveis pelo produto que o MVP domina permite a troca de ideias, sugestões e também a solução de dúvidas de altíssimo nível.

WINDOWS SERVER

O BABOO e o Fórum do BABOO sempre funcionaram sob Windows Server, e há mais de uma década eles estão hospedados em um datacenter da PEER1 nos EUA. Desde 2003 eu gerencio pessoalmente toda infraestrutura envolvida (servidores, host e máquinas virtuais), fazendo com que eu também tenha bastante experiência e vivência nesse sistema operacional.

Em 2008 o BABOO e o Fórum do BABOO foram os primeiros sites nacionais com grande volume de acesso a utilizarem o Windows Server 2008 em seus servidores – e isso antes mesmo da versão final desse produto ser lançada. Tanto o site quanto o fórum estavam no ar utilizando uma versão de testes do Windows Server 2008 para analisarmos “ao vivo” a estabilidade e performance dele, eventualmente reportando qualquer problema diretamente para a Microsoft americana.

Isso contribuiu para que nesse mesmo ano o Fórum do BABOO tenha se tornado um Microsoft Case Study no uso do Windows Server 2008 rodando .NET e PHP com alta performance, servindo como caso de estudo para clientes e parceiros da Microsoft no mundo todo com a publicação do artigo Web Server Improves PHP Performance on High-Volume Brazilian Web Site (PDF).

CHOQUE DE REALIDADE NO YOUTUBE

Eu nunca perdi tempo no YouTube, mas em 2016 um cliente queria saber sobre as muitas dicas de otimização e segurança no Windows que ele costumava assistir ali, então eu acessei alguns vídeos para analisar – e ali eu tive um verdadeiro CHOQUE DE REALIDADE.

Eu não sabia que o nível técnico dos principais youtubers que abordam esses assuntos beira a mediocridade, aonde eles “ensinam” conceitos pavorosamente errados, dão dicas inúteis e até perigosas, acreditam em informações falsas e dão conselhos absurdos por causa disso(!), listam soluções ineficazes, além de sugerirem o uso de programas enganosos que são totalmente desnecessários!

Aquilo tudo foi um verdadeiro SHOW DE HORROR para qualquer profissional que entenda a fundo sobre Windows e Segurança Digital.

ARTIGOS DE JORNALISTAS DESPREPARADOS

Depois do que eu vi no YouTube, eu resolvi pesquisar artigos sobre otimização e segurança digital publicados nos principais sites de tecnologia nacionais – e a minha reação não foi diferente: informações incorretas, mais dicas inúteis aonde muitas delas são “recicladas” da época do Windows XP (de quase 20 anos atrás!) que já não faziam sentido naquela época, e muito menos agora com o Windows 10, além de listas com “os melhores antivírus” aonde os “melhores antivírus” são produtos péssimos e ineficientes no mundo real.

Ao verificar se os autores desses artigos têm algum conhecimento sobre os assuntos abordados, a realidade foi clara: NENHUM deles entende sobre Windows ou Segurança Digital, pois eles são apenas jornalistas jovens sem nenhuma experiência ou conhecimento a fundo sobre os assuntos que eles abordam em seus artigos, aonde eles postam diariamente textos sobre assuntos corriqueiros que não exigem nenhum conhecimento profundo: Netflix, apps, WhatsApp, drones, smartphones, teclados, etc.

Para piorar, nenhum deles tem qualquer comprometimento com o internauta, ou seja, se uma dica errada sugerida pelo autor causou algum problema no PC do internauta (algo que o autor jamais saberia pois ele apenas copiou/colou as informações do “artigo” dele de outro site cujo autor também não era especializado em nada), azar do internauta pois esse artigo é apenas “mais um” entre as centenas que ele escreveu.

VÍDEOS NO YOUTUBE

No início de 2017 eu publiquei meus primeiros vídeos sobre Windows e Segurança no canal do YouTube do BABOO.

O grande diferencial dos meus vídeos, além da qualidade do conteúdo em si, é que eu também abordo conceito, teoria, fatos reais e exemplos reais e teóricos para o internauta entender completamente o assunto abordado. Além disso, eu também utilizo imagens, vídeos e animações para ajudar a didática, além dos vídeos estarem nativamente legendados para facilitar ainda mais a compreensão do que eu falo.

Em pouco tempo eles se tornaram referência para internautas mais sérios e interessados em aprender CORRETAMENTE sobre Windows e Segurança Digital com um profissional qualificado que entende a fundo esses assuntos. Alguns deles:

CURSOS ONLINE

Em 2018 eu criei os Cursos do BABOO focados nos internautas e profissionais sérios que precisam manter o Windows rápido, estável e seguro no seu PC, nos computadores da sua empresa ou dos seus clientes.

Além disso, eu respondo TODAS as dúvidas dos alunos sobre os tópicos abordados.

Meus cursos são o primeiro passo para inspirar e criar uma nova geração de profissionais de TI que tenham embasamento técnico em Windows e Segurança, e que sejam muito mais competentes e eficientes nessas áreas, utilizando para isso informações atuais e exclusivas inexistentes em qualquer curso de TI ou qualquer site (incluindo o site da própria Microsoft).

BABOO PRO

Em 2019 eu decidi que era hora de criar um novo site com tutoriais, dicas e informações para internautas avançados e profissionais de TI com foco em micro e pequenas empresas: o BABOO Pro.

A principal diferença entre o site BABOO e o BABOO Pro é que este último terá foco total em ensinar e ajudar o profissional de TI a evoluir seus conhecimentos em Windows e Segurança Digital com quem realmente entende sobre isso.

A Comunidade BABOO Pro é uma plataforma que permite que todos os profissionais possam ajudar e serem ajudados pelos demais com foco na qualidade das informações postadas.

“O ESPECIALISTA”

Nesses 31 anos como consultor independente eu tenho solucionado todo tipo de problema relacionado a Windows e Segurança em notebooks pessoais, computadores e servidores de micros, pequenas e médias empresas, e também estações de trabalho de multinacionais. Essa diversidade de ambientes contribuiu (e continua contribuindo) para aprimorar o conhecimento necessário para a solução de problemas no Windows em qualquer cenário.

Há vários anos essas empresas me consideram como “O ESPECIALISTA”, ou seja, se nenhum outro profissional consegue resolver o problema, então eu sou chamado para resolver – e esse reconhecimento não aconteceu da noite para o dia: ele é o resultado de mais de 15 MIL horas de consultoria praticadas em centenas de computadores.

E para continuar mantendo esse nível de competência, eu me atualizo constantemente, assegurando que além dos meus cursos terem informações exclusivas, úteis e confiáveis, elas também estão atualizadas.

A conclusão disso tudo é que eu tenho 31 ANOS de experiência em Windows e 16 ANOS de reconhecimento internacional ininterrupto do meu trabalho.

[]s

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.