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IsmaxSilva

RESOLVIDO Windows 10 apresentando pequenas travadinhas pós v1903

Mensagem Recomendada

Olá Pessoal, gostaria de pedir ajuda a respeito de um problema que estou tendo com meu sistema.

Não são travadinhas ao acaso, parecem mais engasgos instantâneos pois o cursor do mouse continua responsivo. Ocorre principalmente durante a digitação onde os caracteres atrasam: uma rápida atualização da barra de tarefas (piscada na barra de idiomas) e os caracteres voltam a sair todos de uma vez. Esse evento resulta em pequenos spikes nas gameplays de jogos mesmo sem estar digitando (porém usando o teclado).

Eu achei que poderia ser o idioma ABNT alternando entre o 1 e o 2 de forma automática desnecessariamente, então removi o perfil do mesmo mantendo apenas o ABNT 2 mas o problema ainda continuou.

Desinstalei e reinstalei várias vezes o driver de vídeo de minha Radeon RX460 2GB, de diferentes versões, todas usando o DDU no modo de segurança, infelizmente sem sucesso, mantive a versão 19.8.2 mais atualizada.

Minha configuração comporta H61M-S1, i3-3220, 8 GB DDR3 (2x4), SSD 240 GB, HD 1 TB, RX460 2GB, GM 500Windows 10 Pro de 64 Bits, e meu antivírus é o Bitdefender (Troquei do Panda Dome e também do Kaspersky Free, o problema já existia).

Vale apena ressaltar que usei um pendrive com o Linux Ubuntu Portable e o problema não ocorreu nas duas horas de teste. Durante a reprodução de vídeos por um player de vídeo instalado (K-lite Codec Pack, VLC) ou Netflix Nativo do Windows 10 não ocorre nenhum engasgo, já ao contrário do Google Chrome e Mozilla Firefox que experimentam esses rápidos engasgos até mesmo no YouTube e principalmente no Facebook, mesmo com a Aceleração por Hardware desabilitada.

Eu tenho desconfiança de algo relacionado ao idioma nativo do sistema: esse Windows foi recém formatado do dia 11 de Julho por meio de uma ISO baixada diretamente pelo aplicativo da Microsoft Media Creation Tool 1903 e antes disso meu sistema havia sido atualizado automaticamente para a mesma versão onde esse problema não existia, porém com a desvantagem de que meu SSD ficou no talo da capacidade devido a duplicata da pasta Windows e Windows.old, por isso optei pela formatação para usar uma imagem limpa do sistema e me livrar de programas e arquivos inativos/desnecessários.

Quem souber uma forma de resolver esse problema por favor compartilhe conosco!

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10 horas atrás, rodrigokern disse:

Bom dia meu querido! Tudo bem?

Quando isso ocorre, o vídeo/música que você está executando dá uma travada também?  É por quanto tempo? segundos ou milisegundos?

é instantâneo dura de 0,5 até 4 segundos dependendo do que eu tiver fazendo, o áudio não trava, a reprodução de áudio fica intacta mas a imagem fica estática pelo curto intervalo de tempo citado, e a manifestação desse problema ocorre principalmente durante a digitação sem ligação com a reprodução de vídeos, não é uma deficiência de encoder/decoder do processador gráfico, até porque na reprodução de vídeo do Netflix, Crunchyroll, Media Player Classic (K-Lite Codec Pack) ou VLC Media Player não ocorre absolutamente nada, os games normalmente, costumo jogar CS:GO, Paladins, Rocket League, Yu-Gi-Oh! Duel Links, GTAV, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, PointBlank, Cabal Online, Dirt Rally, em vários desses jogos o uso de GPU fica em 99% o tempo todo e num acontece nada, o problema surge intermitentemente, não sei exatamente o que desencadeia isso, só sei que quando estou digitando numa caixa de texto qualquer é quase certeza que a engasgada ocorrerá.
antes que você pergunte, sim, já usei outro teclado mas o resultado é o mesmo.
meu teclado é um Multilaser TC-160, o teclado secundário é um GondenTec G100 V1.

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Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) ou PowerShell (Admin), digital chkdsk /r e teclar ENTER. Ao aparecer a mensagem que o CHKDSK deve ser executado na próxima vez que o sistema operational for iniciado, digite S e tecle ENTER. Reinicie o Windows.

Obs: Não interrompa esse processo de modo algum, pode demorar horas!

Agora abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) ou PowerShell (Admin), digite o comando sfc /scannow e tecle ENTER. E por fim abra novamente o prompt de comando em Admin e execute o  DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e aguarde a finalização. 

Siga esse procedimento a risca, se não resolver retorne com o Feedback p/ que possamos te ajudar.

 

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Postado (editado)

Pra mim, está com cara de Hardware

1) Atualize a BIOS pelo site do fabricante

2) Atualize os Drivers de vídeo

3) Faça esse teste
https://downloadcenter.intel.com/download/19792/Intel-Processor-Diagnostic-Tool

4) Coloque essa ISO em um Pendrive, faça um boot e deixe rodando por umas 2 horas https://www.memtest86.com/ (tire uma foto depois desse tempo)

E poste os resultados

Editado por rodrigokern

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7 horas atrás, rodrigokern disse:

Pra mim, está com cara de Hardware

1) Atualize a BIOS pelo site do fabricante

2) Atualize os Drivers de vídeo

3) Faça esse teste
https://downloadcenter.intel.com/download/19792/Intel-Processor-Diagnostic-Tool

4) Coloque essa ISO em um Pendrive, faça um boot e deixe rodando por umas 2 horas https://www.memtest86.com/ (tire uma foto depois desse tempo)

E poste os resultados

não entendi como faz pra usar o memtest pois o boot não inicia, baixei a versão free, gravei no pendrive, tentei todos os tipos de boot na BIOS, Win8, Other OS, CSM, UEFI, Legacy, sistema de arquivos GPT, MBR, FAT, FAT32, NTFS... fiquei mais de 1 hora gravando e deletando o pendrive mas não deu boot.

já o IPDT pra testar processador deu tudo de boas aqui:
 

Diagnostic Tool.jpg

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Em 07/09/2019 at 00:15, nwtech_ disse:

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) ou PowerShell (Admin), digital chkdsk /r e teclar ENTER. Ao aparecer a mensagem que o CHKDSK deve ser executado na próxima vez que o sistema operational for iniciado, digite S e tecle ENTER. Reinicie o Windows.

Obs: Não interrompa esse processo de modo algum, pode demorar horas!

Agora abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) ou PowerShell (Admin), digite o comando sfc /scannow e tecle ENTER. E por fim abra novamente o prompt de comando em Admin e execute o  DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e aguarde a finalização. 

Siga esse procedimento a risca, se não resolver retorne com o Feedback p/ que possamos te ajudar.

 

mas tipo, a formatação é recente e uso um SSD...
poderia me dizer qual a função de cara comando:
chkdsk /r?
sfc /scannow?
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth?

vou fazer assim que o PC ficar disponível.

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Postado (editado)
2 horas atrás, IsmaxSilva disse:

mas tipo, a formatação é recente e uso um SSD...

Até mesmo um SO recém instalado e um SSD/HDD novos podem ter problemas.

 

2 horas atrás, IsmaxSilva disse:

poderia me dizer qual a função de cara comando:
chkdsk /r?
sfc /scannow?
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth?

O chkdsk /r faz uma varredura no SSD/HDD em busca de defeitos e tenta corrigir. Veja: Como usar o chkdsk /r e ler o resultado dele

O sfc /scannow verifica se existem arquivos corrompidos do SO e tenta corrigir. O mesmo pro comando DISM.

 

 

Editado por dfcbr

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2 horas atrás, IsmaxSilva disse:

não entendi como faz pra usar o memtest pois o boot não inicia, baixei a versão free, gravei no pendrive, tentei todos os tipos de boot na BIOS, Win8, Other OS, CSM, UEFI, Legacy, sistema de arquivos GPT, MBR, FAT, FAT32, NTFS... fiquei mais de 1 hora gravando e deletando o pendrive mas não deu boot.

pode usar o diagnóstico de memória do próprio Windows: Como usar a ferramenta Diagnóstico de Memória no Windows 10

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Postado (editado)
Em 07/09/2019 at 00:15, nwtech_ disse:

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) ou PowerShell (Admin), digital chkdsk /r e teclar ENTER. Ao aparecer a mensagem que o CHKDSK deve ser executado na próxima vez que o sistema operational for iniciado, digite S e tecle ENTER. Reinicie o Windows.

Obs: Não interrompa esse processo de modo algum, pode demorar horas!

Agora abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) ou PowerShell (Admin), digite o comando sfc /scannow e tecle ENTER. E por fim abra novamente o prompt de comando em Admin e execute o  DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e aguarde a finalização. 

Siga esse procedimento a risca, se não resolver retorne com o Feedback p/ que possamos te ajudar.

 

 

Em 08/09/2019 at 22:19, dfcbr disse:

Até mesmo um SO recém instalado e um SSD/HDD novos podem ter problemas.

 

O chkdsk /r faz uma varredura no SSD/HDD em busca de defeitos e tenta corrigir. Veja: Como usar o chkdsk /r e ler o resultado dele

O sfc /scannow verifica se existem arquivos corrompidos do SO e tenta corrigir. O mesmo pro comando DISM.

 

 

 

19 horas atrás, rodrigokern disse:

Tente também tirar a VGA (usar na onboard) e se possível, testar outra fonte.


Pessoal, depois de fazer o comando chkdsk /r e do sfc /scannow sem sucesso, eu fiz o teste de memória, pra minha surpresa o PC travou, nem o reset funcionava tive que desligar na marra pelo Power... não parecia ser sujeira pois não apresentava sintomas clássicos como tela azul ou congelamento, mas então então fiz a limpeza completa do computador e o problema desapareceu! 

Obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas interessantes.

OBS: Inverti o lado da fonte de propósito pois a entrada de ar da parte de baixo nesse gabinete não possui filtro de poeira e rapidamente cria uma camada que impede que a ventoinha da fonte puxe o Ar de fora. A fonte sempre foi instalada virada para baixo, mas dessa vez decidi montar dessa maneira, que bom que os cabos são longos, não são todas as fontes que suportam esse meio de instalação num gabinete full tower.

PS: aqueles cabos da fonte que aparecem nas baias 2,5" são dois cabos PCI Express 6+2 Pinos para caso eu precise instalar uma placa de vídeo que utilize os mesmos, assim eu não precisarei desmanchar meu cable management.

 

IMG_20190909_074516145_HDR.jpg

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Editado por IsmaxSilva

complementar conteúdo, novos textos adicionados.

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