Ir para conteúdo
«
»

Mensagem Recomendada

Eu sei que essa comunidade não tem foco em hardware, mas em outros fóruns faltam pessoas para explicarem bem, por favor me entendam.

1 - Se a linha Intel Core i3 é para uso básico, por que a Intel continua fabricando os processadores Intel Atom, Celeron e Pentium?

2 - Por que a Intel lançou a décima geração de processadores Intel Core se vemos apenas uma fabricante com a oitava geração concorrendo no nicho de notebooks básicos? É a falta de vontade das outras fabricantes se lançarem produtos atualizados?

3 - Por que vemos poucos notebooks com processadores AMD? É verdade que eles tem maior consumo de bateria?

4 - Se um dos requisitos mínimos para o Windows 10 funcionar é de 1 GB de RAM, por que notebooks básicos vem com o quádruplo (4 GB) de memória RAM?

5 - Os processadores mais recentes são mais seguros (contra vírus, ameaças etc) do que processadores mais antigos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Adrian Dérick disse:

Eu sei que essa comunidade não tem foco em hardware, mas em outros fóruns faltam pessoas para explicarem bem, por favor me entendam.

1 - Se a linha Intel Core i3 é para uso básico, por que a Intel continua fabricando os processadores Intel Atom, Celeron e Pentium?

R: Core i3 nunca foi "básico", ele é o mais básico entre os "premium". 

2 - Por que a Intel lançou a décima geração de processadores Intel Core se vemos apenas uma fabricante com a oitava geração concorrendo no nicho de notebooks básicos? É a falta de vontade das outras fabricantes se lançarem produtos atualizados?

R: Você foi correto na colocação.

3 - Por que vemos poucos notebooks com processadores AMD? É verdade que eles tem maior consumo de bateria?

R: Mesma coisa que você colocou na questão 2. Não tem nada a ver a questão de consumo de bateria, isso depende de quantos watts o processador consome, e os AMD não tem mais consumo do que os da Intel.

4 - Se um dos requisitos mínimos para o Windows 10 funcionar é de 1 GB de RAM, por que notebooks básicos vem com o quádruplo (4 GB) de memória RAM?

R: Ao meu ver, esse requisito é raso. Sobre a questão, não faz sentido colocarem 1 se hoje a memória está barateando cada dia mais e a tecnologia avança.

5 - Os processadores mais recentes são mais seguros (contra vírus, ameaças etc) do que processadores mais antigos?

R: Sim e não, processadores antigos teve falhas de segurança sim, mas não houve avanço considerável no sentido da sua pergunta.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o amigo @rodrigokernrespondeu, mas eu senti a necessidade de explicar algumas coisas.

10 horas atrás, Adrian Dérick disse:

R: Os processadores i3 entre os premium, ele é o mais básico, a grande diferença entre o i3, Celeron e pentium, e que o i3 possui processamento gráfico integrado no processador, em quanto os outros não possuem, além de outros recursos embutido no processador da linha "i" que não tem nas outras linhas celeron, atom pentium. 

R: O requisitos mínimos para rodar o sistema é de 1GB, mas somente o sistema, no momento que executares outras tarefas, como jogos, navegadores, enfim, recursos que requer mais da maquina, você terá um desempenho muito abaixo do esperado, por isso eles acrescentam mais ram. 

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, rodrigokern disse:

R: Core i3 nunca foi "básico", ele é o mais básico entre os "premium".

Se for olhar a descrição de algum computador com processador Atom, Celeron, Pentium ou Core i3, todos vão falar: "Este computador é ideal para seus estudos, trabalho e diversão" (texto genérico). Então, se há diferença, deve ser bem baixa, pois todos tem a mesmíssima descrição.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Daniel Travassos disse:

R: Os processadores i3 entre os premium, ele é o mais básico, a grande diferença entre o i3, Celeron e pentium, e que o i3 possui processamento gráfico integrado no processador, em quanto os outros não possuem, além de outros recursos embutido no processador da linha "i" que não tem nas outras linhas celeron, atom pentium. 

No uso básico, se for usar um computador com processador Celeron e depois usar um computador com Core i3, a pessoa vai sentir alguma diferença?

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Adrian Dérick disse:

No uso básico, se for usar um computador com processador Celeron e depois usar um computador com Core i3, a pessoa vai sentir alguma diferença?

Discordo. O i3 roda jogos, o Celeron sequer consegue carregar uma placa de vídeo.

Se você pegar um i3 de oitava geração, é equivalente à um i5 de sexta. 

Disse que era básico entre os tops.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, rodrigokern disse:

Discordo. O i3 roda jogos, o Celeron sequer consegue carregar uma placa de vídeo.

Se você pegar um i3 de oitava geração, é equivalente à um i5 de sexta. 

Disse que era básico entre os tops.

Para saber a diferença, só em um teste de benchmark. Você (ou alguém) pode me recomendar algum site confiável de benchmark de processadores? Tem muitos processadores que gostaria de comparar, mas muitos sites não mostram, por exemplo, a taxa de FPS em algum jogo ou o tempo de abertura de algum navegador. Queria saber a diferença do Intel Celeron N2807 (lançado em 2014) contra o Intel Core i3-390M (lançado em 2011). Não adianta apenas ver números, tem que ver na prática.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Adrian Dérick disse:

Para saber a diferença, só em um teste de benchmark. Você (ou alguém) pode me recomendar algum site confiável de benchmark de processadores? Tem muitos processadores que gostaria de comparar, mas muitos sites não mostram, por exemplo, a taxa de FPS em algum jogo ou o tempo de abertura de algum navegador. Queria saber a diferença do Intel Celeron N2807 (lançado em 2014) contra o Intel Core i3-390M (lançado em 2011). Não adianta apenas ver números, tem que ver na prática.

FPS acho bem difícil - pois isso é a soma de vários fatores: Quantidade de memória, se é dual channel ou não, qualidade do chipset, componentes, tipo da placa de vídeo, etc. Pra comparar os processadores, jogue o modelo no Google e clica em comparar.

image.png.e50f28330b2991a50f21c7e44ee94654.png

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, rodrigokern disse:

FPS acho bem difícil - pois isso é a soma de vários fatores: Quantidade de memória, se é dual channel ou não, qualidade do chipset, componentes, tipo da placa de vídeo, etc. Pra comparar os processadores, jogue o modelo no Google e clica em comparar.

image.png.e50f28330b2991a50f21c7e44ee94654.png

Já fiz comparação assim, julgando pelos números e pelas tecnologias, o Intel Core i3-390M é o melhor, mas o Intel Celeron N2807 possui 22 nm, contra 32 nm do modelo de 2011. Sabemos que quanto menos nanômetros, melhor para a fabricante. Por isso queria ver na prática. Sobre o teste de FPS ser difícil, é só testar nas mesmas circunstâncias, ou seja, mesma placa-mãe, memória RAM etc.

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

Se for olhar a descrição de algum computador com processador Atom, Celeron, Pentium ou Core i3, todos vão falar: "Este computador é ideal para seus estudos, trabalho e diversão" (texto genérico). Então, se há diferença, deve ser bem baixa, pois todos tem a mesmíssima descrição.

O vendedor vai falar mesmo, eles ganham comissão pela venda xD.... mas enfim, vou te dizer por experiencia própria, eu tinha um pentium dual core de 3Ghz, com 4 GB ddr3, eu não conseguir jogar um jogo chamado warface da level up, porque o jogo requer uma um processamento gráfico de 512mb se não me engano.  Como lhe disse a cima, esses processadores não possuem processamento gráfico integrado no processador, o processamento gráfico é pela placa-mãe, (onboard) e se não me engano era de até 250mb. Com a linha intel core da família "i", esse processamento gráfico não fica mais na placa-mãe, mas agora é realizado pelo processador, no que permite uma uma quantidade de gigas e de velocidade de processamento muito maior do que realizada pela placa. Ou seja, com um i5 da terceira geração, eu consigo rodar o warface, já com um pentium não consegue.

10 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

Na questão do jogo e multi-tarefas sim, vai sentir diferença

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

Já fiz comparação assim, julgando pelos números e pelas tecnologias, o Intel Core i3-390M é o melhor, mas o Intel Celeron N2807 possui 22 nm, contra 32 nm do modelo de 2011. Sabemos que quanto menos nanômetros, melhor para a fabricante. Por isso queria ver na prática. Sobre o teste de FPS ser difícil, é só testar nas mesmas circunstâncias, ou seja, mesma placa-mãe, memória RAM etc.

Aí sim pode ser.

Compartilhar este post

Link para o post

@rodrigokern @Daniel TravassosAgora em questão de tempo de vida para uso básico (sem jogos), um computador com Core i3 consegue funcionar por mais tempo, ficando mais longe da obsolescência programada e sem apresentar lentidão do que um computador com Atom, Celeron ou Pentium?

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

@rodrigokern @Daniel TravassosAgora em questão de tempo de vida para uso básico (sem jogos), um computador com Core i3 consegue funcionar por mais tempo, ficando mais longe da obsolescência programada e sem apresentar lentidão do que um computador com Atom, Celeron ou Pentium?

Com toda certeza, sim!

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

Assim, excluindo os jogos, em caso de navegar na internet, pesquisas acadêmicas, word excel e power point, e-mail e YouTube. Ou seja, coisas bem básicas, acho que um pentium mais atual não vai deixar o sistema operacional lento, hoje em dia o que deixa o Windows lento é o HD.  Colocando um SSD em um computador com processador básico, o desempenho será quase o mesmo. de um i3 com ssd, a única diferença ainda sim será o multi-tarefas, mas como ainda sim não são muitos programas aberto ao mesmo tempo, creio que não haverá problema. o tempo de vida acaba sendo o mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Daniel Travassos disse:

Assim, excluindo os jogos, em caso de navegar na internet, pesquisas acadêmicas, word excel e power point, e-mail e YouTube. Ou seja, coisas bem básicas, acho que um pentium mais atual não vai deixar o sistema operacional lento, hoje em dia o que deixa o Windows lento é o HD.  Colocando um SSD em um computador com processador básico, o desempenho será quase o mesmo. de um i3 com ssd, a única diferença ainda sim será o multi-tarefas, mas como ainda sim não são muitos programas aberto ao mesmo tempo, creio que não haverá problema. o tempo de vida acaba sendo o mesmo

Na área de PC's, o Pentium consegue ter um belo destaque. Várias pessoas conseguem usar ele para jogos (claro, leves ou antigos), mas na área de notebooks, por algum motivo que não sei, é quase inexistente a presença de notebooks com Pentium, então se deve decidir entre Celeron e Core i3. A diferença é de uns R$ 400, acho que vale a pena investir mais, mesmo sendo em uso básico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...