Ir para conteúdo
«
»

Mensagem Recomendada

Postado (editado)

Olá a todos! Eu estou com o notebook Samsung RV411, lançado em 2011, que irei formatar e instalar o Windows 10 (1903), porém tenho uma dúvida: Será que eu posso deixar o Windows baixar e instalar os drivers automaticamente ou eu instalo os drivers manualmente disponíveis no site da Samsung? Os drivers que constam no site são dos anos de 2010 a 2012, não seria um erro baixar drivers cuja versão é muita antiga (quase uma década) ou é o correto para o perfeito funcionamento do equipamento?

Editado por Adrian Dérick

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixe o Windows 10 baixar e instalar os drivers automaticamente. No artigo Drivers do Windows A FUNDO – Parte 2 ele disponibiliza esse fluxograma:

fluxograma-instalacao-drivers-windows-baboo.png.2e040564c029ca1bd19982c26e5652ea.png

Lembrando também que muitos drivers desenvolvidos para o Windows 7 e 8.x também funcionam no Windows 10, então faça um backup deles caso futuramente possua algum problema. No mesmo artigo tem um tutorial para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Adrian Dérick disse:

Olá a todos! Eu estou com o notebook Samsung RV411, lançado em 2011, que irei formatar e instalar o Windows 10 (1903), porém tenho uma dúvida: Será que eu posso deixar o Windows baixar e instalar os drivers automaticamente ou eu instalo os drivers manualmente disponíveis no site da Samsung? Os drivers que constam no site são dos anos de 2010 a 2012, não seria um erro baixar drivers cuja versão é muita antiga (quase uma década) ou é o correto para o perfeito funcionamento do equipamento?

Primeiramente instale o Windows 10 v1903.
Após a instalação, verifique no Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc) se há algum driver não reconhecido (ícone amarelo ao lado do nome).
Se houver algum, siga o procedimento que o@Pedropostou.
Quanto a dúvida sobre ser um erro ou não baixar drivers muito antigos, isso depende.
Caso aquele driver muito antigo funcione corretamente com o Windows e o dispositivo o qual ele serve também, ele é o melhor driver independente de ser antigo ou não e você pode utilizá-lo sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
2 horas atrás, Pedro disse:

Deixe o Windows 10 baixar e instalar os drivers automaticamente. No artigo Drivers do Windows A FUNDO – Parte 2 ele disponibiliza esse fluxograma:

fluxograma-instalacao-drivers-windows-baboo.png.2e040564c029ca1bd19982c26e5652ea.png

Lembrando também que muitos drivers desenvolvidos para o Windows 7 e 8.x também funcionam no Windows 10, então faça um backup deles caso futuramente possua algum problema. No mesmo artigo tem um tutorial para isso.

Eu fico com medo de atualizar via Windows Update pois o próprio enviou para meu outro notebook um driver de vídeo que elevava para 100% o uso da CPU, o sistema ficou muito instável, impossível de usar, a situação era tão grave que assemelha com um vírus. Eu até criei um tópico para me ajudarem no problema, e a solução foi desinstalar o drive do Windows Update e instalar o que estava disponível no site do fabricante. Mesmo sendo de 2015, o drive funcionou perfeitamente no dispositivo, e o bug desapareceu. Eu ainda posso confiar no Windows Update? O meu caso foi isolado, difícil de acontecer?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Adrian Dérick disse:

Eu fico com medo de atualizar via Windows Update pois o próprio enviou para meu outro notebook um driver de vídeo que elevava para 100% o uso da CPU, o sistema ficou muito instável, impossível de usar, a situação era tão grave que assemelha com um vírus. Eu até criei um tópico para me ajudarem no problema, e a solução foi desinstalar o drive do Windows Update e instalar o que estava disponível no site do fabricante. Mesmo sendo de 2015, o drive funcionou perfeitamente no dispositivo, e o bug desapareceu. Eu ainda posso confiar no Windows Update? O meu caso foi isolado, difícil de acontecer?

Sim, caso isolado específico desse driver que apresentou problemas.

Eu raramente utilizo drivers de terceiros no Windows 10. Na maioria das instalações que faço ele instala tudo automaticamente sem qualquer tipo de problema. E olha que sou minucioso ao garantir pro cliente que o PC dele está com desempenho adequado usando softwares de benchmarks e comparando as pontuações.

Caso você não confie no Windows Update, visto que passou por isso recentemente, eu entendo o seu caso e baixar o driver do site do fabricante e instalar não terá problema algum também. Fazer isso de forma alguma estará incorreto. Se sente-se mais seguro fazendo dessa forma, sem problemas. O mais importante é garantir que o notebook não apresentará tela azul ou qualquer incompatibilidade após instalar os drivers e que seu computador tenha o desempenho que ele foi desenvolvido para ter.

O risco maior está ao utilizar de forma desnecessária e sem conhecimento adequado um software atualizador de drivers, como tem diversos por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

O Baboo disse que nova versão de driver não traz melhoria de desempenho, mas se tratando de um driver já antigo, de 2012, e eu instale o driver (chipset, por exemplo) do ano de 2019, será que se eu instalar essa versão atualizada poderá acarretar em um melhor desempenho (na bateria, CPU, etc) visto que esse driver passou por várias atualizações ao decorrer dos anos, podendo gerenciar melhor o hardware e software?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
1 hora atrás, Adrian Dérick disse:

O Baboo disse que nova versão de driver não traz melhoria de desempenho, mas se tratando de um driver já antigo, de 2012, e eu instale o driver (chipset, por exemplo) do ano de 2019, será que se eu instalar essa versão atualizada poderá acarretar em um melhor desempenho (na bateria, CPU, etc) visto que esse driver passou por várias atualizações ao decorrer dos anos, podendo gerenciar melhor o hardware e software?

Olha, somente olhando o changelog do driver de chipset para saber a respeito das mudanças e melhorias realizadas em cada versão desse driver. E isso vale para qualquer tipo de driver.

No seu lugar eu não mexeria em nada se após instalar o Windows 10, o notebook trabalhar de forma satisfatória sem travamentos ou "engasgos" e com vídeo, rede, áudio e portas USB funcionando normalmente.

Simplesmente não há necessidade de se preocupar tanto assim com drivers.

Editado por bbainfo

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, bbainfo disse:

Simplesmente não há necessidade de se preocupar tanto assim com drivers

Eu concordo totalmente! Se o periférico está funcionando perfeitamente sem nenhum problema ou limitação e os novos drivers não adicionam nada de útil (somente pequenas correções que não sejam de vulnerabilidade), então simplesmente não existe motivo para instalá-los..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
17 minutos atrás, Baboo disse:

Eu concordo totalmente! Se o periférico está funcionando perfeitamente sem nenhum problema ou limitação e os novos drivers não adicionam nada de útil (somente pequenas correções que não sejam de vulnerabilidade), então simplesmente não existe motivo para instalá-los..

É sempre importante que acima de tudo todos os drivers estejam funcionando, mas ainda tenho a dúvida: Se eu atualizar para a última versão, será que o driver vai gerenciar melhor o hardware, dando talvez melhor desempenho (melhor gerenciamento de CPU ou RAM) ou mais recursos/funcionalidades, visto que de 2010 a 2019 deve ter ocorrido uma melhora no driver, pois nesse período ocorreram vários atualizações, não conseguiria acreditar que em 9 anos o funcionamento seja o mesmo. E agora?

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

Se eu atualizar para a última versão, será que o driver vai gerenciar melhor o hardware, dando talvez melhor desempenho (melhor gerenciamento de CPU ou RAM) ou mais recursos/funcionalidades

Você deve verificar isso no changelog. Conforme eu detalho nos meus vídeos sobre drivers, o fato de existir um driver novo não significa que o periférico trabalhará mais rápido ou terá algum ganho perceptível. Muitas vezes o driver instalado pelo Windows Update é tudo que vc precisa para usar o periférico..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/08/2019 at 22:19, Baboo disse:

Você deve verificar isso no changelog. Conforme eu detalho nos meus vídeos sobre drivers, o fato de existir um driver novo não significa que o periférico trabalhará mais rápido ou terá algum ganho perceptível. Muitas vezes o driver instalado pelo Windows Update é tudo que você precisa para usar o periférico..

Supondo que eu instale o Windows 10 nesse dispositivo e o Windows baixe e instale todos os drivers e algum driver teve algum problema (apresenta instabilidade, bug etc), o que devo fazer?

1 - Reverter o driver (É possível reverter sendo que o Windows não atualizou o driver e apenas instalou?)

2 - Desinstalar o driver somente pelo Painel de Controle e instalar a versão anterior.

3 - Desinstalar o driver somente pelo Gerenciador de Dispositivos e instalar a versão anterior.

4 - Desinstalar o driver pelo Gerenciador de Dispositivo e pelo Painel de Controle e instalar a versão anterior.

Eu sei que atualizações com falhas vindas do Windows Update são raras, mas pode acontecer, como aconteceu uma vez comigo.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Adrian Dérick disse:

Supondo que eu instale o Windows 10 nesse dispositivo e o Windows baixe e instale todos os drivers e algum driver teve algum problema (apresenta instabilidade, bug etc), o que devo fazer?

1 - Reverter o driver (É possível reverter sendo que o Windows não atualizou o driver e apenas instalou?)

2 - Desinstalar o driver somente pelo Painel de Controle e instalar a versão anterior.

3 - Desinstalar o driver somente pelo Gerenciador de Dispositivos e instalar a versão anterior.

4 - Desinstalar o driver pelo Gerenciador de Dispositivo e pelo Painel de Controle e instalar a versão anterior.

Eu sei que atualizações com falhas vindas do Windows Update são raras, mas pode acontecer, como aconteceu uma vez comigo.

1- Não, a opção reverter serve para drivers atualizados, afinal você iria reverter um driver instalado para o que? 😉

2- Todos os drivers devem ser desinstalados via Gerenciador de Dispositivos

3-4- Se algum driver der problema (é difícil mas de fato pode ocorrer) basta apenas atualiza-lo via Gerenciador de Dispositivos, e caso não identifique atualizações, pesquise no site do fabricante uma versão mais recente (ou mais antiga se não houver versões novas)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...