Ir para conteúdo
«
»

Mensagem Recomendada

O meu notebook, Positivo Stilo XR2995, começou a apresentar lentidão, há pouco mais de 1 mês. Antes, eu usava tranquilamente, sem qualquer tipo de lentidão. Muito provavelmente a CPU é responsável pelo gargalo, visto que qualquer ação a CPU vai pros 100%, e incrivelmente, o cursor do mouse pisca. Eu formatei a poucos dias, mas o problema continua :/

Vídeo: 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como sempre, realizou um chkdsk /r, seguido do dism e sfc ?
Depois, entre no site da fabricante do seu notebook e baixe o respectivo driver de vídeo para ele. Talvez o driver que o Windows está utilizando esteja causando os problemas.

Se continuar, abra o Monitor de Desempenho (Dentro de Gerenciar Tarefas na aba Desempenho), e tire um print dos processos que estão utilizando a CPU à 100%.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Eu já tinha feito o chkdsk /r seguido do dism e sfc, mas nada. Instalei o driver de vídeo e o uso da CPU ficou baixo quando faço nada (algo bom, antes ficava alto mesmo fazendo nada) mas o uso da CPU, algumas vezes, aumenta e cai, e se eu balançar o mouse o uso aumenta, podendo aumentar 25%, mas não apresenta lentidão (por enquanto). Isso é normal?

Edit: Quando estou baixando as atualizações do Windows Update, o sistema fica instável, o uso fica em 100% ininterruptamente. Fica impossível de usar, o Chrome trava etc. O uso do disco não chega a 100%, pelo contrário, é bem pouco usado.

Editado por Adrian Dérick

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

1. Não, não instalei nenhum plugin bancário.

2. O sistema ja está atualizado, mas infelizmente o uso da CPU fica em alta.

Quando não tinha atualizações para baixar (sistema atualizado) algumas vezes o processo dwm.exe começava a consumir muita CPU. Entrei em contato com a Microsoft e eles disseram que possivelmente era um defeito de hardware.

Eu fui instalar o Windows 8.1 (Sistema que veio de fábrica no dispositivo) e incrivelmente o problema foi resolvido. O uso da CPU chegou a ficar a 0%, algo que nunca aconteceu com o Windows 10. Eu instalei todos os drivers que estavam disponíveis no site da fabricante, embora eles estejam bem desatualizados. Aparentemente alguma atualização do Windows 10 não é compatível com o dispositivo, não podendo ser arquivos corrompidos, pois já formatei o dispositivo com o Windows 10 'zerado'. Bem, não sei o que é, mas isso pode indicar que a Microsoft possa estar praticando obsolescência programada, pois sempre é dito que a cada versão nova do Windows há 'aprimoramento' etc. Gostaria de saber muito corrigir o problema, estar com o sistema desatualizado é ruim e até perigoso. No Windows 8.1, não instalei nenhum programa, nenhum anti-vírus e nenhuma atualização do sistema e do Windows Defender (tenho medo do consumo de CPU voltar a subir).

Uso_baixo_do_notebook.png

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

isso pode indicar que a Microsoft possa estar praticando obsolescência programada

Isso não existe, pois o Windows 10 é gratuito para os usuários do Windows 7 e 8.x.

39 minutos atrás, Adrian Dérick disse:

Entrei em contato com a Microsoft e eles disseram que possivelmente era um defeito de hardware.

Eu discordo totalmente. No seu caso seria importante utilizar o Monitor de Recursos e principalmente analisar o Visualizador de Eventos, pois 99% das vezes o responsável por isso é um driver - afinal bastaria você entrar em Modo de Segurança para comprovar que o dwm.exe não utiliza muito a CPU nesse cenário, descartando problema de hardware..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Baboo disse:

Isso não existe, pois o Windows 10 é gratuito para os usuários do Windows 7 e 8.x.

Eu discordo totalmente. No seu caso seria importante utilizar o Monitor de Recursos e principalmente analisar o Visualizador de Eventos, pois 99% das vezes o responsável por isso é um driver - afinal bastaria você entrar em Modo de Segurança para comprovar que o dwm.exe não utiliza muito a CPU nesse cenário, descartando problema de hardware..

Também penso na hipótese de driver, mas o Windows insiste em atualizar o driver, e eu não encontrei alguma opção para desligar isso. Por mais que atualização seja bom, no caso de driver, não é de extrema importância, pois se está funcionando, não há pq atualizar. Alguém sabe como desabilita a atualização automática?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

A Microsoft disse que poderia ser defeito de hardware por conta da falta de atualizações de drivers disponíveis, dizendo que a última atualização no site da fabricante aconteceu em 2015. Eles pediram para atualizar, mas a atualização era o problema. Resolvi instalar os drivers disponíveis no site do fabricante, para fazer isso eu tive que desligar diretamente da BIOS a internet para evitar atualização, e o Windows começou a funcionar perfeitamente, assim como o Windows 8.1. Quando ativei a internet, fiquei usando por 1 hora e funcionou perfeitamente bem. Quando resolvi ir no Windows Update para atualizar, estava na fila o driver 'Intel Corporation driver update for Intel(R) HD Graphics'. O Windows não conseguiu instalar, mostrando o código 0x8024ce2b Mesmo falhando, houve a queda do desempenho, pelo mesmo processo. Diante disso, me vai a dúvida: Será que podemos permitir o Windows instalar os drivers? Com essa falha, eu acho que não. Alguém sabe se é possível desligar a atualização automática de drivers pelo Windows?

Compartilhar este post

Link para o post

Problema resolvido! Agora o sistema está atualizado (Definições do Windows Defender, Windows Update, Microsoft Store e softwares) e funcionando perfeitamente! Realmente o driver de vídeo era o culpado pelo problema, e incrivelmente veio pelo Windows Update. Obrigado a todos que colaboraram! ☺

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...