Ir para conteúdo
«
»
feliperamone

Upgrade de placa WiFi PCIe: Windows não habilita dispositivo - Code 10

Mensagem Recomendada

Olá.

Tenho um note Dell 5566. Tentei trocar a placa wifi pcie q vem nele, Intel 1707 (wifi 2.4 e bluetooth), por uma outra, Intel N7260, que é Dual Band, sem bluetooth.

A placa funciona perfeitamente, plug n play no Linux (Fedora 30), reconhece redes 5G e atinge as velocidades.

Mas no Windows já tentei de várias formas e ele não habilita o dispositivo.

No gerenciador de dispositivos, o hardware é identificado, mas fica com aquela exclamação amarela e mostra código de erro "code 10" (não foi possível habilitar o dispositivo). Os drivers estão corretos, o proprio Windows update reconhece e instala os drivers mais recentes, mas de forma alguma o hardware funciona.

Tentei drivers da Intel inclusive mais antigos, tentei alterar configurações na BIOS, formatei o Windows instalação limpa 2x. NADA.

Alguém já fez isto? Upgrade de placa wifi? Como faço pro Windows 10 reconhecer?

Specs: Dell 5566 | Windows 10 1903 e Fedora 30 | 6006U, 8GB, SSD

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

O mais fácil e prático é comprar uma antena wireless USB dual-band. Só plugar na porta USB e está funcionando. Pelo menos eu acho mais fácil assim. :)

Dê uma lida nesse link:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000031150/network-and-i-o/wireless-networking.html

Acredito que já deva ter testado remover o dispositivo no gerenciador de dispositivos diversas vezes marcando para excluir o driver até que um driver genérico/entrada seja instalado (você saberá que é de entrada pois ele não mostrará mais a caixa de "excluir o driver para este dispositivo") ou que o Windows não o reconheça. Reinicie a máquina e ao subir novamente, instale o último driver disponível no site do fabricante (https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/28621/Software-Intel-PROSet-Wireless-e-drivers-para-Intel-Wireless-7260-Family?product=75440)

O que você também pode fazer  é rodar outro Windows (por ex. Windows 8.1) no lugar do W10 e verificar o comportamento.

Editado por bbainfo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, bbainfo, obrigado pela resposta e pelo link. Verifiquei que as sugestões do artigo da Intel eu já fiz todos. O que eu tentei foi em outro note, um Lenovo, mas logo na tela de boot antes dos OSs aparece uma mensagem de sistema pedindo pra remover o hardware, que não é aceito, e não deixa prosseguir sem retirar a placa.

Parece ser algum tipo de proteção que impede a troca de placas wifi dos notes, por questão de segurança de dados, algo assim. Só que eu não achei isto em lugar nenhum.

Você deu 2 dicas valiosas: testar em outro Windows ou comprar um dongle. Windows mais antigo não consigo usar, o dongle vou avaliar, mas ainda estou tentando entender o pq de o Windows bloquear o hardware e o Linux permitir normalmente.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, feliperamone disse:

Olá, bbainfo, obrigado pela resposta e pelo link. Verifiquei que as sugestões do artigo da Intel eu já fiz todos. O que eu tentei foi em outro note, um Lenovo, mas logo na tela de boot antes dos OSs aparece uma mensagem de sistema pedindo pra remover o hardware, que não é aceito, e não deixa prosseguir sem retirar a placa.

Parece ser algum tipo de proteção que impede a troca de placas wifi dos notes, por questão de segurança de dados, algo assim. Só que eu não achei isto em lugar nenhum.

Você deu 2 dicas valiosas: testar em outro Windows ou comprar um dongle. Windows mais antigo não consigo usar, o dongle vou avaliar, mas ainda estou tentando entender o pq de o Windows bloquear o hardware e o Linux permitir normalmente.

Obrigado!

De nada.

Trocar peças de um notebook (tirando memória RAM e HDD), realmente é bem diferente do que em um desktop. Prefiro desktop por isso, entre outros motivos. (Y)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...