Ir para conteúdo
«
»
Bruno

RESOLVIDO Velocidade do processador limitada pelo firmware do sistema

Mensagem Recomendada

Por que às vezes quando ligo meu notebook, os seguintes eventos são gerados pelo Kernel-Processor-Power (Microsoft-Windows-Kernel-Processor-Power)?

A velocidade do processador X no grupo 0 está sendo limitada pelo firmware do sistema. O processador está neste estado de desempenho reduzido há 71 segundos desde o último relatório.

Observação 1: O valor X assume os números 0, 1, 2 e 3, todas às vezes, gerando sempre 4 eventos deste tipo.

Observação 2: O tempo varia às vezes em números grandes, como por exemplo, 151619 segundos (!).

Será que isso realmente impacta o Windows em algo relacionado ao desempenho? Há alguma maneira de corrigir este problema para que estes eventos não sejam mais gerados? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse erro indica que o hardware está limitando a velocidade do processador, evitando que o Windows utilize-o com desempenho máximo. Desabilite na BIOS/UEFI o SpeedStep ou qualquer outra funcionalidade que limite o processador..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Muito obrigado por responder Baboo. Desativei o Intel SpeedStep na BIOS e os eventos gerados foram diferentes mesmo.

O processador X (0, 1, 2, 3) no grupo 0 expõe os seguintes recursos de gerenciamento de energia:

Tipo de estado ocioso: Estados da ACPI Ocioso (C) (2 estado(s))

Tipo de estado de desempenho: Nenhum
Frequência Nominal (MHz): 2195
Percentual de desempenho máximo: 100
Percentual de desempenho mínimo: 100
Percentual de aceleração mínimo: 100

Porém tenho uma dúvida se é normal que a velocidade do processador fique "congelada" em 2,18 ~ 2,19 GHz sempre, mesmo que o sistema não esteja configurado para obter "mais alto desempenho".

image.png.81368a97df183e46f6048dc2d7d48056.png

Antes ela variava bastante neste modo equilibrado. Sendo assim, qual seria o ideal, manter o SpeedStep desativado e sempre a 2,19 GHz, ou mantê-lo ativado, com velocidade variável, mas com os eventos de nível "aviso" sendo sempre gerados?

Editado por bruno1409

Correção de erro em uma palavra

Compartilhar este post

Link para o post

O novo evento gerado é uma informação (e não um erro), indicando que está OK.

Na prática manter o SpeedStep ativado pode causar um pequeno aumento no consumo de bateria, mas isso depende do tipo de uso do seu notebook. Com isso, eu sugiro você testar por uns tempos com ele desabilitado para concluir se isso é vantajoso ou não para você ;) 

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Baboo disse:

Na prática manter o SpeedStep ativado pode causar um pequeno aumento no consumo de bateria, mas isso depende do tipo de uso do seu notebook.

Na verdade ele sempre esteve ativado, pois veio com essa configuração de fábrica e não alterei. Minha bateria parou de funcionar esses dias e agora só uso diretamente conectado a tomada.

18 minutos atrás, Baboo disse:

Com isso, eu sugiro você testar por uns tempos com ele desabilitado para concluir se isso é vantajoso ou não para você

Vou fazer isso então. Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...