Ir para conteúdo
«
»
rodrigokern

Lentidão em 2 notebooks Dell

Mensagem Recomendada

Boa tarde pessoal!

Tenho uma assistência técnica, trabalho mais de 15 anos com informática e passa aqui mais de 15 notebooks / PCs aqui com diversos problemas e situações bizarras, mas nunca vi um caso desse e muito menos sei a solução disso, ficando até chato de tentar explicar para o cliente como isso ocorre.

A situação é a seguinte: Peguei 2 notebooks neste mês, de clientes diferentes e com configurações parecidas: 2 Dell, 1 i7 (sexta geração, com aquele final U) com 8 GB de memória, SSD, com VGA NVIDIA e outro idêntico em questões de carcaça, bateria, tela, etc - só mudando o processador para i3 (mesma geração, 4 GB de RAM e VGA integrada). OBS: Tanto o i7 quanto o i3 são DUAL CORE  (!!!!)

O problema: Eles são extremamente lentos pra fazer qualquer coisa: desde abrir um chrome, o explorer, gerenciador de tarefas, até uma página simples da internet.

O que eu fiz pra tentar resolver em ambos os casos: Instalei o Windows do zero, coloquei outro SSD (novo na caixa!), atualizei BIOS, instalei os últimos drivers, fiz limpeza completa da pasta térmica, troquei memória RAM (as duas passaram nos testes do MEMTEST), SSD no próprio Windows bate 450 MB/s no Crystal Benchmark.

Segue vídeo (ignorem as falas no fundo)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Inicialmente:

1. Instale um Windows 10 original sem ativá-lo (pois o Serviço KMS aparece no início) nem instalar qualquer driver ou aplicativo de terceiros (como o PC Doctor que também aparece no início)

2. Eu vejo que a CPU está rodando a 0,4 Ghz, então desabilite temporariamente o SpeedStep na BIOS

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
5 minutos atrás, Baboo disse:

Inicialmente:

1. Instale um Windows 10 original sem ativá-lo (pois o Serviço KMS aparece no início) nem instalar qualquer driver ou aplicativo de terceiros (como o PC Doctor que também aparece no início)

2. Eu vejo que a CPU está rodando a 0,4 GHz, então desabilite temporariamente o SpeedStep na BIOS

Ok, sobre o SpeedStep já foi feito anteriormente e nada mudou.

Sobre os softwares de terceiros, só foi instalado pra poder entregar para o cliente, pois ele não pode esperar muito, mas mesmo sem eles, estava a mesma situação.

Editado por rodrigokern

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem de instalar o Windows 10 "do zero" em um computador ou notebook novo (mesmo que ele não esteja ativado) é justamente confirmar que ele está rápido e sem problemas, pois se nesse cenário ele está lento, então deve-se analisar e resolver isso ANTES de instalar qualquer outro programa ou driver de terceiros.

Sempre que o Windows está lento sem algum motivo aparente, você deve acessar o Visualizador de Eventos para verificar se algum erro ou problema está acontecendo sem você saber (além obviamente de rodar o WP Lifeguard e chkdsk para confirmar que o HD/SSD está OK)..

Aliás, em mais de 25 anos de consultoria eu NUNCA precisei fazer qualquer "limpeza completa da pasta térmica" para resolver problemas de lentidão: embora meu foco não seja hardware, desmontar o PC e fuçar nele sempre foi totalmente dispensável, pois praticamente tudo que acontece nele dá para concluir pelo próprio Windows..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
31 minutos atrás, Baboo disse:

A vantagem de instalar o Windows 10 "do zero" em um computador ou notebook novo (mesmo que ele não esteja ativado) é justamente confirmar que ele está rápido e sem problemas, pois se nesse cenário ele está lento, então deve-se analisar e resolver isso ANTES de instalar qualquer outro programa ou driver de terceiros.

Sempre que o Windows está lento sem algum motivo aparente, você deve acessar o Visualizador de Eventos para verificar se algum erro ou problema está acontecendo sem você saber (além obviamente de rodar o WP Lifeguard e chkdsk para confirmar que o HD/SSD está OK)..

Aliás, em mais de 25 anos de consultoria eu NUNCA precisei fazer qualquer "limpeza completa da pasta térmica" para resolver problemas de lentidão: embora meu foco não seja hardware, desmontar o PC e fuçar nele sempre foi totalmente dispensável, pois praticamente tudo que acontece nele dá para concluir pelo próprio Windows..

Como disse, testei com 2 SSDs em ambos os casos. Sem contar que, com o próprio HD do cliente que estava idêntico. O Windows é original, a questão da ativação é do Office (por opção do cliente e não minha), não querendo ser chato, mas esse problema não é por causa dessa ativação, visto que somente com o Windows instalado e ativado com a licença do próprio notebook (original) esse mesmo problema ocorre. Enfim... 

Sobre a limpeza da pasta térmica (que estava ressecada) foi porque em um dos casos o processador estava super aquecendo (58 graus em idle), e sim, pra sua informação poderia ser a causa dos travamentos, mas nesse caso não foi. Depois da limpeza caiu pra 35 graus em idle. O caso do i3 a temperatura estava 37 graus então não foi mexido.

EDIT: Os SSDs, HDs utilizados estão perfeitos nos testes do Lifeguard, HD Tune e no Hard Disk Sentinel. As memórias também estão perfeitas, passou no teste do MemTest e cheguei até a colocar 16 GB do meu próprio notebook nele. 

Editado por rodrigokern

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, rodrigokern disse:

Os SSDs, HDs utilizados estão perfeitos nos testes do Lifeguard, HD Tune e no Hard Disk Sentinel. As memórias também estão perfeitas, passou no teste do MemTest e cheguei até a colocar 16 GB do meu próprio notebook nele. 

Nesse caso você deve manter o Monitor de Recursos sempre aberto para monitorar o que está acontecendo durante a lentidão (HD, arquivos abertos, CPU..) além de analisar o Visualizador de Eventos - pois quando o problema não parece ter causa aparente, ali você encontrará pistas do que está acontecendo..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

BIOS está atualizada? 
Talvez a BIOS atual não dê suporte p/ o W10. (aconteceu comigo e atualizando a BIOS foi resolvido). 
Contudo recomendo também não utilizar tal Anti-vírus (apresentado no vídeo) pois o mesmo pelo menos comigo instalado e testado em alguns computadores apresentou lentidão significativo na máquina (não estou dizendo que ele seja ruim ou pesado) e sim que não apresentou um bom desempenho em algumas máquinas que eu testei. 

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, nwtech_ disse:

BIOS está atualizada? 

Sim, isso é fundamental. Em 2015, após o lançamento do Windows 10, a Dell disponibilizou novas BIOS para vários notebooks por causa de problemas de compatibilidade com esse SO..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Baboo disse:

Nesse caso você deve manter o Monitor de Recursos sempre aberto para monitorar o que está acontecendo durante a lentidão (HD, arquivos abertos, CPU..) além de analisar o Visualizador de Eventos - pois quando o problema não parece ter causa aparente, ali você encontrará pistas do que está acontecendo..

Vou fazer sim, mas pelo que vi ele nem chega a atingir 20% de HD e nem 40% de cpu, eu estou achando que é algum problema no processador. 

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, nwtech_ disse:

BIOS está atualizada? 
Talvez a BIOS atual não dê suporte p/ o W10. (aconteceu comigo e atualizando a BIOS foi resolvido). 
Contudo recomendo também não utilizar tal Anti-vírus (apresentado no vídeo) pois o mesmo pelo menos comigo instalado e testado em alguns computadores apresentou lentidão significativo na máquina (não estou dizendo que ele seja ruim ou pesado) e sim que não apresentou um bom desempenho em algumas máquinas que eu testei. 

Como disse anteriormente, já atualizei em ambos os casos e já testei com o sistema totalmente limpo e sem ativador. Amanhã posso postar um vídeo desde a instalação do Windows, Windows Update e o uso. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Baboo disse:

Sim, isso é fundamental. Em 2015, após o lançamento do Windows 10, a Dell disponibilizou novas BIOS para vários notebooks por causa de problemas de compatibilidade com esse SO..

Foi a primeira coisa que eu fiz, mas ele já veio com o Windows 10. As 2 últimas BIOS está apenas relacionada com segurança (exploit) 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, rodrigokern disse:

Foi a primeira coisa que eu fiz, mas ele já veio com o Windows 10. As 2 últimas BIOS está apenas relacionada com segurança (exploit) 

Caro Rodrigo,

Já peguei esse problema em outras marcas de notebook também com Windows 10 instalado.

Duas soluções que para mim funcionaram e você pode testar se funcionaria para você:

1) Habilitar o Fast Startup nas configurações de Energia;

2) Desabilitar o serviço "intelppm" usando o Registro do Windows
-abra o regedit como administrador;
-navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\intelppm
-do lado direito, clique duas vezes na entrada "Start" e altere o valor para 4.
-reinicia o notebook

Pode ser que nem exista esse serviço nesse notebook então ignore esse passo. Caso eu lembre ou encontre algo com relação a isso lhe informo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...