Ir para conteúdo
«
»

Mensagem Recomendada

É possível criar RAID 0 por software para então instalar o Windows 10 nele?

Tenho um PC onde a placa mãe não dá suporte a RAID e tenho 2 SSDs de 120Gb e gostaria de criar uma RAID 0 para melhor desempenho. Não posso usar uma controladora externa pois a vias PCIe já estão ocupadas 16x para GPU e 16x para Adaptador M2_16x. Processador i7 4820K com 32 vias PCIe.

Quanto maior meu conhecimento mais evidente fica minha ignorância.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta opção apareceu em cinza a ultima vez que eu tentei criar a RAID pelo instalador do Windows. Existe algum procedimento especifico a seguir?

Primeiro eu exclui as partições dos 2 SSds e tentei montar antes de formatar e não consegui, então eu formatei os dois mas nada mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

No Windows 10 vá em Configurações > Sistema > Armazenamento e clique em Gerenciar Espaços de Armazenamento:

image.png

Daí basta informar quais HDs serão utilizados para o RAID ("Pool de Armazenamento"), sendo que apenas HDs sem nenhuma partição definida serão utilizados. Na escolha do tipo de resiliência, escolha "Simples (sem resiliência)" pois isso significa RAID 0..

Eu vou criar um tutorial disso em breve (Y)

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Sim com o Windows instalado e rodando consigo criar RAID 0, me refiro neste tópico a criar a RAID 0 no instalador do Windows, quando você da o boot pelo pendrive por exemplo e vai instalar o Windows do zero. Chegamos então em uma tela onde você escolhe em qual disco instalar o Windows, é nesta tela que gostaria de criar a RAID 0 via software.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso não tem como. Isso acontece pela forma como a RAID 0 funciona. Ela salva uma parte do arquivo em cada unidade da RAID 0, no caso de dois discos o arquivo é dividido ao meio uma parte para cada SSD. Quando você criar a RAID 0 o sistema irá automaticamente excluir as partições existentes e criar uma nova. Por isso o grande risco em utilizar RAID 0, se uma das unidades falhar tudo é perdido.

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, [̲̅G̲̅є̲̅я̲̅s̲̅σ̲̅и̲̅] disse:

me refiro neste tópico a criar a RAID 0 no instalador do Windows, quando você da o boot pelo pendrive por exemplo e vai instalar o Windows do zero

Nesse caso o RAID 0 deve ser via hardware (opções na BIOS da placa-mãe) e ao instalar o Windows você deve informar o local do driver a ser carregado para que ele reconheça o RAID. Aqui vc tem um exemplo simples de como fazer isso.

1 hora atrás, Zen-Aku disse:

É possível fazer RAID 0 sem reinstalar o Windows? Atualmente minha máquina já tem um SSD porém eu comprei outro e gostaria de fazer o RAID 0, mas não queria reinstalar o Windows....

Isso não é possível..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts pois o problema foi resolvido.

• Criar Novo...