Ir para conteúdo
«
»
Lokateu

Alguém poderia me recomendar qual carreira profissional seguir?

Mensagem Recomendada

Eu tenho feito o trabalho de "ténico" em informática a um certo tempo. Sempre gostei da ideia da ideia de fazer manutenção de computadores e notebooks e até hoje é a atividade que mais faço no ramo profissional. Eu pretendo me graduar, mas estou em dúvida entre ciência da computação ou engenharia da computação. Eu busquei a diferença entre os dois no google, mas as respostas são bastantes obtusas e como o Baboo já abriu meus olhos pra ter cuidado com o conteúdo da internet, eu gostaria de saber de vocês que trabalham no ramo.

Qual dos dois cursos citados tem maior proximidade com a atividade profissional que já executo?

Qual deles, em suas respectivas opinião, tem maior chance de sucesso financeiro?

Que passos vocês seguiram e que me recomendam seguir para uma maior aquisição profissional na área de TI?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manutenção de computadores é divertido, mas o sucesso financeiro é limitado nessa área.. Essa página da Unipe tem infos úteis para você, mas independentemente do curso, você precisa dominar o idioma inglês para ter sucesso REAL nessa área.

Eu particularmente sempre sugiro estudar Engenharia (Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica..), pois ele é um curso muito mais completo e útil para carreiras técnicas - tanto que muitas vagas na Microsoft EUA exigem que o candidato seja engenheiro (de qualquer área). E depois de formar Engenheiro, você se 'especializa' no que quiser: projetos, gestão, Big Data, IA, etc..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Baboo disse:

você precisa dominar o idioma inglês

De que forma você aprendeu? Alguma dica pra aprimorar? Todo meu inglês veio através de jogos antigos, na época do PS1 e PS2 onde os jogos não tinham opção de idioma em português. Aprimorei mais assistindo séries em inglês sem legenda. Eu consigo entender razoavelmente bem o inglês, mas maior parte sendo o comunicável. Linguagem técnica em inglês é um pouco difícil, acho que até em português seria, pois tecnicidade ainda é um pouco complicado pra quem não conhece os termos.

Compartilhar este post

Link para o post

Comunidade, não me esfolem pelo que vou falar:

Cara, ainda dá tempo para você pensar bem e ir para uma área menos ingrata.  Eu indico "Agronomia".  É sério. Ser Engenheiro Agrônomo é ducacete.  Você vai trabalhar com tecnologia pra caramba, pois no campo hoje já se usa deste computadores, até robores, maquinário autônomo ou semiautônomo, drones, IoT, sensores WiFi e tudo falando em IP reunindo uma massa enorme de dados para analisar com Big Data e IA.  Um verdadeiro playground de tecnologias evoluindo sem parar.   Você vai trabalhar bastante ao ar livre, o que é ótimo, e vai ter oportunidade de viajar um bocado, o que é muito bom e abre bastante nossas cabeças.
E talvez você não saiba, mas o mundo tá aumentando rápido a demanda por comida.  O Agronegócio só vai crescer, e muito, no restante desse século.

Agora, sem sombra de dúvidas, seja qual for a área que você escolher, se for em exatas, faça sim alguma Engenharia como disse o Baboo.  É uma base que faz a real diferença em suas carreiras e vai te catapultar para outro nível.

Inglês, nem se discute.  You must.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/05/2019 at 16:02, Daniel.Mourthe' disse:

Comunidade, não me esfolem pelo que vou falar:

Cara, ainda dá tempo para você pensar bem e ir para uma área menos ingrata.  Eu indico "Agronomia".  É sério. Ser Engenheiro Agrônomo é ducacete.  Você vai trabalhar com tecnologia pra caramba, pois no campo hoje já se usa deste computadores, até robores, maquinário autônomo ou semiautônomo, drones, IoT, sensores WiFi e tudo falando em IP reunindo uma massa enorme de dados para analisar com Big Data e IA.  Um verdadeiro playground de tecnologias evoluindo sem parar.   Você vai trabalhar bastante ao ar livre, o que é ótimo, e vai ter oportunidade de viajar um bocado, o que é muito bom e abre bastante nossas cabeças.
E talvez você não saiba, mas o mundo tá aumentando rápido a demanda por comida.  O Agronegócio só vai crescer, e muito, no restante desse século.

Agora, sem sombra de dúvidas, seja qual for a área que você escolher, se for em exatas, faça sim alguma Engenharia como disse o Baboo.  É uma base que faz a real diferença em suas carreiras e vai te catapultar para outro nível.

Inglês, nem se discute.  You must.

Abriu minha mente... Tanto o que você disse quanto o que o Baboo falou. Nessas horas que vejo que os 2-3 anos indo TODOS OS DIAS para o curso de inglês valeram a pena. :super-feliz:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/05/2019 at 12:32, Lokateu disse:

Eu consigo entender razoavelmente bem o inglês, mas maior parte sendo o comunicável.

OK, mas se o seu currículo indica que seu inglês é fluente, muitas empresas continuam a entrevista de emprego em inglês para confirmar isso. Leve MUITO A SÉRIO o aprendizado desse idioma pois ele é um imenso diferencial profissional ;)

Em 30/05/2019 at 12:32, Lokateu disse:

De que forma você aprendeu?

Eu aprendi com curso, "imersão" (curso com 5h/dia 4 dias/semana só falando inglês) e morando lá..

Em 30/05/2019 at 18:21, Pedro disse:

Você vai trabalhar bastante ao ar livre...

URGH.. não é meu estilo, pois não sou muito fã da natureza. Meu estilo está mais para trabalhar em um laboratório secreto subterrâneo ;) 

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostaria muito de ter meu próprio negócio. Tenho muitas certificações na área de TI, incluindo Microsoft, mas gostaria muito de ser MVP também.
Admiro o Baboo e o Gabriel Torres. Compro livros do Gabriel Torres há alguns anos pois amo a parte de hardware. Conheci o site do Baboo há pouco tempo, quando assisti TODOS os vídeos que ele fez no YouTube. Apesar de há alguns anos eu estar focado somente em trabalhar com servidores, ainda faço alguns "bicos" com notebooks e computadores pessoais/pequenas empresas e achei o curso dele excelente.

Eu posso afirmar e sou prova viva de que o inglês é essencial na nossa área. Além de um enorme diferencial profissional, os melhores cursos e livros são em inglês.

As certificações na área que desejar também serão um diferencial.

O maior problema de se trabalhar numa empresa multinacional gigantesca como a que eu trabalho há alguns anos, é  que você pode fazer chover, falar inglês fluente, trabalhar com pessoas do mundo inteiro, resolver problemas cabulosos, evitar prejuízos gigantescos e ainda assim, não ter nenhum reconhecimento.

Sei que empreender e ter seu próprio negócio não é para qualquer um. Infelizmente tem muitos incompetentes que se vendem bem perante os mais ignorantes.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, bbainfo disse:

Infelizmente tem muitos incompetentes que se vendem bem perante os mais ignorantes

Sim, isso é uma praga, pois a mídia social e o YouTube dão visibilidade para profissionais populares mas medíocres - e o resultado é o que vemos por aí: a disseminação de besteiras, emburrecendo os internautas..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...