Ir para conteúdo
«
»

Mensagem Recomendada

Abaixo estão algumas infos úteis sobre ativação, além de perguntas sobre esse tema que foram postadas no meu site, no Fórum do BABOO e no meu canal do YouTube:

Esse tópico será atualizado sempre que necessário :) 

Antes de mais nada, você precisa saber que Windows ativado não é Windows legalizado, pois a compra de uma chave de ativação não inclui o direito de usar o Windows.

Chave de ativação ilegal permite acesso ilegalA chave de ativação é apenas o meio pelo qual o cliente que tem a licença original do Windows possa utilizar legalmente o sistema operacional.

A chave de ativação funciona de maneira similar a chave de um apartamento: ela permite que você entre no apartamento, mas isso não significa que você tenha permissão de entrar no apartamento – e é exatamente isso que acontece quando você compra uma chave de ativação ilegal e recebe um link para download do Windows.

A chave de ativação “vendida” pelos golpistas na internet não torna seu Windows original e muito menos legítimo pois esses golpistas não vendem a LICENÇA de uso do Windows, que é o documento necessário para comprovar que você ou a sua empresa podem utilizar o Windows e que define se um Windows é pirata ou não.

Sem a licença de uso do Windows fornecida pela Microsoft, um Windows ativado continua sendo considerado pirata – então ao comprar essas chaves de ativação na internet você está apenas jogando dinheiro fora, pois seu Windows continuará sendo pirata uma vez que esses “vendedores” não entregam a licença de uso delas.

Isso também se aplica ao Office, Photoshop, Premiere, CorelDRAW, AutoCAD e todos os demais softwares do mercado.

Mais informações aqui

Baboo, eu ainda posso ativar o Windows 10 utilizando chave do Windows 7 e Windows 8? Essa promoção da Microsoft não acabou em 2016?
Essa promoção continua funcionando até hoje, então você pode ativar o Windows 10 utilizando chave do Windows 7 e Windows 8 sem problema algum, desde que a versão ativada seja compatível:

Se um computador ou notebook veio com o Windows 7 Single Language, Windows 7 Home Basic ou Windows 7 Home Premium, você pode instalar o Windows 10 Home nele e ativá-lo com a mesma chave deles.

Se um computador ou notebook tinha o Windows 7 Professional ou Windows 7 Ultimate, você pode instalar o Windows 10 Pro nele e ativá-lo com a mesma chave deles.

Se o seu computador ou notebook tinha o Windows 8/8.1 ou Windows 8/8.1 Single Language, você pode instalar o Windows 10 Home nele e ele será automaticamente ativado (pois a chave de ativação do Windows 8 está embutido na BIOS/UEFI).

Se o seu computador ou notebook tinha o Windows 8/8.1 Pro, você pode instalar o Windows 10 Pro nele e ele será automaticamente ativado (pois a chave de ativação do Windows 8 está embutido na BIOS/UEFI).

Eu publiquei um artigo detalhado aqui 👍

Baboo, procurei, mas não achei nenhum vídeo ou post seu sobre isso, especificamente, por mais óbvio que pareça: por que comprar uma licença oficial da MS é importante, não economicamente falando (para isso já há posts seus sobre), mas sim tecnicamente?

Há alguma vantagem em usar uma key oficial em vez de não usar nada e deixar o Windows desativado (sem key) e com a marca d'água pedindo ativação, por exemplo? Eu sei que por ser algo oficial já é no mínimo justificável por si mesmo, mas eu gostaria de saber sua explicação sobre isso.

Quais vantagens terei em comprar uma key oficial em vez de usar o período de avaliação do LTSB e ficar renovando (ou formatando), ou em vez de usar uma versão HOME sem key?

O Termo de Uso do Windows é claro: "Você estará autorizado a usar esse software somente se estiver corretamente licenciado e o software tiver sido ativado adequadamente com uma chave do produto (Product Key) original ou por outro método autorizado.", ou seja, tecnicamente é ilegal utilizar o Windows sem ativação.

Se o Windows tiver um período de avaliação, como a LTSB/LTSC, isso também está claro ali: "Para uso de avaliação (teste ou demonstração), você não poderá vender o software, usá-lo em um ambiente operacional em tempo real nem usá-lo após o período de avaliação.". Fora isso, a única limitação está relacionada à resolução de tela e personalização.

Com isso, é necessário apenas UM motivo para usar o Windows ativado legalmente: somente assim o seu uso é legal. Se a sua pergunta fosse relacionada a um carro ao invés de um software, ela seria: "por que comprar um carro se eu posso usar um carro idêntico roubado?" 😉

Eu tenho algumas dúvidas:

1. Usar o Windows sem uma chave de ativação é da mesma forma ilegal como usá-lo crackeado?! Entendi corretamente?
  2. Bem, se todos que usam Windows crackeado migrassem para algum sistema gratuito, como alguma distro Linux, isso não prejudicaria economicamente a Microsoft?! Certeza que ela perderia pelo menos uns 40% do mercado!
  3. Se a Microsoft realmente quisesse impedir o uso de cracks no Windows, ela já não teria feito por meio de um controle de ativação mais rigoroso? Não existe uma certa conivência da Microsoft, uma espécia de "vista grossa"?
  1. O uso do Windows sem ativá-lo é ilegal e isso está nos Termos de Uso dele.
  2. Isso não afetaria em nada as finanças da Microsoft, pois 99,6% dos Windows vendidos são para uso corporativo e OEM - e não para o usuário final. Além disso, o Linux sempre foi gratuito e mesmo assim ninguém quer usá-lo, pois enquanto o Windows é uma SOLUÇÃO para o usuário, Linux é apenas um sistema operacional. O problema do Linux é mercadológico (e não técnico ou econômico) e por isso ele jamais substituirá o Windows em grande escala. Eu abordo em detalhes aqui.
  3. A Microsoft deixa de faturar alguns BILHÕES de dólares todos os anos por causa da pirataria, e ela tenta evitar isso com as chaves de ativação, algumas proteções internas e updates, mas na prática é IMPOSSÍVEL impedir a pirataria! Até hoje NENHUM software conseguiu isso - e sinceramente duvido que algum consiga.

Qualquer empresa que crie uma solução anti-pirataria perfeita ou inviolável (principalmente no mercado de games) ficará bilionária licenciando-a. A Denuvo desenvolveu recentemente uma solução bastante eficiente e criativa para proteção de games, que verdade protege a proteção DRM dos games(!), mas em pouco tempo ela também foi burlada..

Um adendo sobre ativação e pirataria: a pirataria do Windows diminuirá no futuro por causa da ativação do Windows 10 atrelada ao hardware (ou seja, assim que o Windows 10 é ativado em um PC/notebook, você poderá reinstalá-lo quantas vezes quiser pois a Microsoft sabe que esse hardware já teve Windows 10 original nele), e também atrelada ao login @hotmail ou @outlook, fazendo com que seu PC/notebook seja automaticamente ativado quando vc faz login independentemente do hardware dele..

Muitos defensores doSoftware livre e Linux alegam que a Microsoft "incentiva" a pirataria ou "não combate" ela para "garantir que os usuários fiquem no Windows", mas isso apenas mostra uma visão infantil e distorcida do mundo real: Windows se vende sozinho e a Microsoft não precisa fazer absolutamente nada para as pessoas continuarem usando e querendo ele nos seus computadores - afinal elas preferem até mesmo usar em 2019 um Windows de 2001(XP!!) do que qualquer distro Linux atual. Eu abordo isso em detalhes aqui.

Boa tarde, por que você não recomenda comprar antivírus pelo Mercado Livre?

Pois a pirataria ali corre solta aonde os bandidos, digo, vendedores, vendem chaves ilegais - e o Mercado Livre não faz nada. Há alguns anos eu publiquei um artigo detalhado aqui e recentemente eu publiquei uma matéria completa sobre isso aqui.

O resumo é simples: FUJA do Mercado Livre se você quer comprar licenças originais. Compre no site do desenvolvedor ou em alguma loja confiável como a Kabum..

Eu comprei recentemente um notebook com Windows licenciado. Quando a gente clona o sistema para um SSD ele perde essa licença? Tem uma maneira certa pra não perder? Obrigado. Seus videos são muito bons!
A clonagem do HD para SSD não exige a reativação, mas se você substituir muitos periféricos (ou a placa-mãe) isso pode acontecer - e daí basta você reativar o Windows utilizando a opção Solução de Problemas na própria janela de ativação ou então abrir um Prompt de Comando e digitar slui.exe 4 para ativar via fone:

image.png

Baboo, o que você acha desses sites gringos que vendem chave OEM do windows 10 por 10~15 dólares?

Isso é pirataria.. essas chaves certamente são vazadas por funcionários que trabalham nos próprios OEM. Infelizmente as pessoas procuram por algum milagre na compra de licenças de Windows e acabam sendo enganados por esse tipo de site..
Os ativadores de software como o ativador do Windows 10 e o do Office são vírus? Os antivírus acusam como vírus, mas o pessoal diz que não é vírus.
Convenhamos que "o pessoal" que usa ativadores não entende NADA sobre segurança digital, pois se soubessem eles jamais usariam eles. Ativadores são excelentes para infectar computadores, pois muitos deles vêm com malwares recentes que utilizam falhas 0-day ou que ainda não são detectados por antivírus - afinal por que você acha que existem tantos "ativadores novos" se o sistema de ativação do Windows é o mesmo há muitos anos? 🙂  

Eu já vi "ativador de antivírus" criar uma regra de exceção no firewall do antivírus para permitir acesso e execução de código remoto por hackers - e adivinha se algum usuário notou isso? Além disso, novos malwares entram em funcionamento somente dias depois de infectar o PC justamente para não serem notado (eles funcionam em múltiplos estágios). Por fim, ativadores interferem no funcionamento correto do sistema operacional causando problemas de estabilidade e segurança.

Leia essa notícia comprovando que sites piratas infectam internautas
Baboo, a ativação via KMS é segura?

Ativações via KMS nunca são definitivas: o Windows precisa ser reativado a cada 6 meses. A ativação via KMS é legítima somente se ela utilizar um servidor de ativação legítimo, sendo que a Microsoft pode desativar Windows ativados ilegalmente via KMS (como ela já fez antes no Windows 7 e 8.x)

O pior é que muitos internautas instalam um programa que cria um servidor de ativação KMS no próprio PC sem saber que ele instala um Serviço que pode realizar tarefas sem que o usuário saiba - inclusive fazer download de um malware e executá-lo alguns dias, semanas ou meses após a ativação, pois o usuário JAMAIS saberá que o computador dele foi infectado por causa da ativação via KMS.

Eu cansei de ver usuário de Windows pirata ter sérios problemas de instabilidade no computador, e bastou eu sugerir para ele instalar o Windows 10 original (pois muitos esquecem que mesmo em 2019  o Windows 10 pode ser ativado com chave do Windows 7 ou 8.x) e os travamentos e bugs "inexplicáveis" que aconteciam antes não acontecem mais..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post

Link para o post

Baboo, não sei o motivo, mas no meu caso, em um parque com dezenas de máquinas Dell Optiplex que vieram com Windows 7 e 8 Pro de fábrica, não funcionou o upgrade que você explica no artigo "https://www.baboopro.com.br/como-instalar-e-usar-o-windows-10-de-graca/" com qualquer versão do Windows 10 Pro.
Quando começamos, em setembro de 2018, a gente veio tentando e descendo: 1803, 1709, 1703 e, finalmente, funcionou com a 1607.

OBS: fazendo uma busca, vc consegue baixar os ISOs de qualquer versão mais antiga do Windows 10 através dos respectivos "MediaCreationTool".

Ou seja, o upgrade da licença de Windows 7, 8.0 e 8.1 para 10 ainda funciona sim, mas nós tivemos que fazer primeiro o upgrade para o Windows 10 1607 (build 14393) e depois fomos capazes de pular pro 1803 ou 1809 ou até mesmo fazer uma instalação do zero direto pro 1803 (nosso padrão atual).

Ou seja, nos dá um trabalhinho chato, de duas etapas, mas no final, funciona mesmo.

Você tem certeza que tem dado certo fazer o upgrade direto do 7, 8 ou 8.1 para um Windows 10 bem recente, tipo 1803 ou 1809??

Referência: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/release-information/

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/05/2019 at 22:35, 4518943 disse:

Você tem certeza que tem dado certo fazer o upgrade direto do 7, 8 ou 8.1 para um Windows 10 bem recente, tipo 1803 ou 1809??

Eu nunca tive problema para atualizar para o 1803 ou 1809, mas farei isso novamente em um computador que está rodando Windows 8.1 e te respondo asap, ok? :)

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu vejo de empresas comprando essas licenças do WINDOWS de 50 reais achando irá mitigar malwares por não usar cracks e que só porque está pagando é original. Mal sabem que ainda segue pirata e vulneráveis. huahauhauhah 

252060387_Untitled2.jpg.e282bdb7c079eae6aaa55d221a89e34b.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, marcelofares disse:

O que eu vejo de empresas comprando essas licenças do WINDOWS de 50 reais achando irá mitigar malwares por não usar cracks e que só porque está pagando é original. Mal sabem que ainda segue pirata e vulneráveis. huahauhauhah 

Sim, eu detalho isso nesse artigo..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/05/2019 at 23:44, Baboo disse:

Eu nunca tive problema para atualizar para o 1803 ou 1809, mas farei isso novamente em um computador que está rodando Windows 8.1 e te respondo asap, ok? :)

O upgrade do Windows 8.1 Pro (ativado) para Windows 10 Pro 1903 via Media Creation Tool foi realizado e finalizado corretamente: o Windows 10 Pro ativou-se automaticamente.

Antes:

win81-antes.png

Depois:

win81-depois.png

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mudo de hardware com uma certa frequência. Eu vi que o Linus (do canal Linus Tech Tips) tem sérios problemas com ativações do Windows por causa que ele fica mudando de hardware constantemente para fazer os benchmarks dele (afinal, ele trabalha com isso). Você pode ver isso aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma imensa diferença entre a ativação do Windows 7 que ele teve problema há uns anos (pois ela era muito mais restrita), e do Windows 10 atual cuja ativação foi simplificada. Além disso, é preciso levar em conta que o usuário comum raramente precisa reativar o Windows, enquanto um profissional de hardware como ele que precisa ativar o Windows constantemente.

O cenário dele é um cenário básico de empresa de hardware que poderia utilizar licenciamento por volume (VL) ou ativar internamente (KMS), embora tecnicamente ele possa baixar e instalar o Windows 10 sempre que quiser diretamente do Evaluation Center e testá-lo gratuitamente por 90 dias - algo que ele sequer comentou. 

Embora o Linus tenha um excelente canal de hardware, ele é desqualificado quando fala sobre Windows pois em outros vídeos ele sugere desabilitar o pagefile, desabilitar a hibernação no SSD e outros erros primários. Linus vendia computadores desde a adolescência, e em 2007 a empresa que ele trabalhava (NCIX) pediu para ele gravar alguns vídeos - e como ele é excelente na frente das câmeras, o resto é história.

Isso não muda o fato que ele não entende a fundo sobre Windows, e quem escreve o texto que Linus fala em seus vídeos é o Jon Martin, que estudou Biologia e Advocacia, e que de acordo com o perfil dele no LinkedIn dele, ele abandonou a advocacia em 2015 para escrever textos técnicos(!). Infelizmente ele apenas copia/cola conteúdo errado da web - e o resultado disso pode ser visto em vários vídeos desse canal..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Baboo disse:

Embora o Linus tenha um excelente canal de hardware, ele é desqualificado quando fala sobre Windows

Tem algum canal do YouTube tu recomenda em termos de Windows? Pode ser em inglês, eu não tenho muita dificuldade de entender inglês, até fiz umas legendas de um documentários no YouTube.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não conheço nenhum canal do YouTube sobre Windows que seja recomendável. Na prática os vídeos de Windows existentes no YouTube foram postados muito mais por hobby do que por foco em ensinar - e quem acha que está "ensinando" está falando besteira.

O YouTube é uma plataforma para vídeos de entretenimento - e por isso nenhum profissional competente perde tempo postando vídeos técnicos "para a multidão": eles fazem isso em seus próprios sites e blogs, ou em sites específicos aonde o internauta dali está REALMENTE interessado. Eu estou seguindo o mesmo caminho e só publicarei novos vídeos no BABOO PRO e Comunidade BABOO.

Eu particularmente gosto do Microsoft Mechanics, mas o foco ali não é Windows..

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Mensagem de indicação de canal do YouTube apagada

Entenda que a Comunidade BABOO não é Fórum do BABOO e você não deve indicar canais medíocres do YouTube! Se vc indicar algum canal, ele deve ser de alguém reconhecidamente competente na área que atua - e não mais uma pessoa com tempo livre e cheio de "achismos". Esse tipo de canal é para fóruns abertos que não se preocupam com a qualidade do conteúdo apresentado (N)

[]s

Aurélio “Baboo”
assinatura-baboopro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...