Ir para conteúdo
«
»

Mensagem Recomendada

Postado (editado)

Olá pessoal! É possível que um vírus instalado em uma máquina virtual, com VT-x, possa passar para a rede local e infectar outros dispositivos (como o ransomware WannaCry fez)? Se não, é possível ele sair da máquina virtual e infectar meu dispositivo, de alguma outra forma?

Editado por Adrian Dérick

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Adrian Dérick disse:

Olá pessoal! É possível que um vírus instalado em uma máquina virtual, com VT-x, possa passar para a rede local e infectar outros dispositivos (como o ransomware WannaCry fez)?

Neste caso, para uma segurança melhor, recomendo que não conecte a máquina virtual na sua rede local. De preferência, tente desativar isso pelas configurações da máquina virtual, ou, desabilite o Driver de rede no sistema que você instalou dentro da máquina.

RX957 - sudo add-apt-repository ppa://the_life/Heart

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Adrian Dérick disse:

Se não, é possível ele sair da máquina virtual e infectar meu dispositivo, de alguma outra forma?

Eu sempre pensei neste tipo de vulnerabilidade no VirtualBox, porém, nunca ouvi casos dizendo que isso aconteceu. Quando eu tiver mais tempo, ainda pretendo estudar mais sobre isso. Acredito que seja possível, de alguma forma.

RX957 - sudo add-apt-repository ppa://the_life/Heart

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Adrian Dérick disse:

Olá pessoal! É possível que um vírus instalado em uma máquina virtual, com VT-x, possa passar para a rede local e infectar outros dispositivos (como o ransomware WannaCry fez)? Se não, é possível ele sair da máquina virtual e infectar meu dispositivo, de alguma outra forma?

Olá, Adrian,

Sim, é possível. O vírus pode "escapar" do ambiente virtual. 

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, RogueX957 disse:

Eu sempre pensei neste tipo de vulnerabilidade no VirtualBox, porém, nunca ouvi casos dizendo que isso aconteceu. Quando eu tiver mais tempo, ainda pretendo estudar mais sobre isso. Acredito que seja possível, de alguma forma.

RogueX957, dê uma olhada nesta matéria: Safari, Virtualbox, VMware Get Hacked During First Day of Pwn2Own 2019 
[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é possível.

Eu recomendo isso para evitar problemas:

1. Não conectar a VM na rede;

2. Não compartilhe nenhuma pasta entre a VM e o computador hospedeiro;

3. Sempre mantenha o sistema e o programa de virtualização atualizados.

Mesmo assim não podemos dizer que estamos 100% seguros, pois já vimos algumas vulnerabilidades que exploraram o programa de virtualização, como:

- CVE-2018-2698 Oracle VirtualBox: Interface de memória compartilhada pelo VGA permite leitura e gravação no sistema operacional hospedeiro; (fonte)

- CVE-2017-4903 VMware ESXi, Workstation, Fusion: O driver SVGA contém um estouro de buffer que pode permitir que o guest execute código no hospedeiro. (fonte)

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Adrian Dérick disse:

Como? Através de alguma vulnerabilidade? Se usar VPN, ajuda contra o vírus escapar para a rede local?

Qualquer medida de segurança é eficiente, mas lembre-se que nada é infalível. Por mais difícil que seja algum vírus conseguir burlar todos os seus programas de proteção, a chance existe e nunca se pode subestima-la, mas também não é necessário ser um paranoico de plantão por conta disso :P 

Leia esses artigos (apesar de se referir a outros programas, também é valido para uma virtual box):

https://www.baboopro.com.br/o-que-utilizar-alem-do-antivírus/

https://www.baboopro.com.br/shadow-defender-e-deep-freeze/

Editado por GabrielLV

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...